Pandemia

Desligar pra manter a saúde mental em dia

Em tempos de isolamento social, imposto pelo novo coronavírus, é importante ficar atento e cuidar também do lado emocional

A forma mais eficiente de evitar o contágio pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é mais novidade: isolamento social. Isso implica ficar em casa o maior tempo possível e junto com esse confinamento é normal a tão falada ansiedade aparecer. Acontece que para encarar esse momento, é necessário prezar pela saúde mental.

O primeiro passo, segundo o psicólogo e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Mateus Levandowski, é reconhecer que a ansiedade é algo normal e isso não é um sinal de falha ou fraqueza. Na atual situação é importante adotar medidas de prevenção que tornarão todos mais fortes. “Faça pausas ao assistir ou ler notícias, selecione muito bem as fontes de informação e escolha horários específicos para entrar em contato com as notícias”, alertou. Além disso, o profissional salienta a importância das refeições saudáveis e dos exercícios, aqueles possíveis de praticar dentro do isolamento.

Outra dica importante informada por Levandowski é aproveitar o tempo em casa para colocar os seriados tão amados em dia. “Também conecte-se com as pessoas que você gosta e compartilhe seus medos e preocupações”, completou. Para quem está enfrentando a quarentena na presença de crianças, a dica é mantê-las informadas, sempre medindo as informações de acordo com a idade. “Ajude a criança a entender e se prevenir sem causar alarmes desnecessários”, disse. Ensinar a lavar as mãos, perguntar se há alguma dúvida e também se os pequenos sabem por que estão em casa são diálogos importantes.

Aos profissionais da área da saúde há uma certeza: ansiedade não é sinal de despreparo. Segundo o docente é normal sentir-se pressionado e exausto. “É sinal que são humanos e estão se dedicando muito a uma nobre tarefa.” Porém, toda essa sobrecarga pode afetar o trabalho e a saúde dos profissionais, então, é bom lembrar que aprender a identificar e manejar com a própria saúde mental durante esse período é tão importante quanto atender as pessoas que necessitam de auxílio. Trabalhar em equipe nesse momento é interessante para um profissional fortalecer o outro. “Ofereça-se para ajudar com necessidades básicas, como compartilhar suprimentos e transporte, monitore as cargas de trabalho um do outro e incentive a fazer pausas”, salientou.

Em tempo de avanço tecnológico diário e de chegada de informações por todos os lados é normal ter dificuldade de sair do telefone e da frente da televisão. No entanto, a grande quantidade de notícias pode provocar estresse contínuo, incentivando um estado de constante alerta, deixando o indivíduo sem se alimentar, relaxar e conviver adequadamente em prol do tempo gasto nas mídias sociais e noticiários. “Se você perceber que seu corpo está tenso, sua visão cansada e com a sensação de não poder relaxar pois algo pode acontecer, você pode estar hiperalerta para os acontecimentos e as notícias que está consumindo”, alertou e garantiu que nesse caso é hora de parar. Uma dica para evitar que isso aconteça é escolher um horário pela manhã e outro pela noite para checar as informações, além, é claro, de escolher veículos de comunicação seguros. “Não se alimente com conspirações e notícias sem fundamento, existem pessoas má intencionadas que tentarão passar rumores e informações equivocadas adiante, seja alguém que vá quebrar esse ciclo de preocupação e desinformação”, pediu.

Duas dicas bônus informadas por Levandowski é um exercício para controlar a ansiedade. Primeira coisa é encontrar um espaço confortável, depois colocar a mão sobre o abdômen, sentindo a movimentação da respiração. Depois, inspirar pelo nariz contando até quatro. “Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir.” Após, segurar o ar dentro dos pulmões por dois tempos, expirar pela boca, esvaziando pulmões e a barriga, contando novamente até quatro. O ideal é repetir o processo por, no mínimo dez vezes. A outra orientação é os diversos serviços on-line que psicólogos estão disponibilizando gratuitamente em todo o país em função da pandemia. “Informe-se e busque cuidar de sua saúde mental, ela é tão importante quanto o cuidado que você tem com seu corpo”, finalizou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado determina registro de pacientes com covid-19 e taxa de ocupação em hospitais Anterior

Estado determina registro de pacientes com covid-19 e taxa de ocupação em hospitais

MP isenta consumidor pobre de pagar conta de luz Próximo

MP isenta consumidor pobre de pagar conta de luz

Deixe seu comentário